sábado, 7 de maio de 2011

Jovem Aprendiz - 80 vagas

Prefeitura de Niterói e SENAI vão recrutar 80 Jovens Aprendizes

A Secretaria Municipal de Trabalho de Niterói está inscrevendo candidatos para as 80 vagas disponíveis em cursos de qualificação profissional – gratuitos e dentro do programa “Jovem Aprendiz” – que serão ministrados pelo SENAI na sede do Instituto Vital Brazil, no bairro do mesmo nome, todos voltados para a Construção Civil:

Construtor de Edificações (40 vagas), (ensino fundamental completo)
Carpinteiro de Forma (20 vagas)
Armador de Ferro (20 vagas).

Os interessados – com idade entre 18 a 22 anos - deverão se inscrever  na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, no terminal Roberto Silveira, s/n – antiga Rodoviária de Niterói - no horário comercial.


O curso de Construtor de Edificações, de um ano, exige do candidato, como pré-requisito, ter cursado o fundamental completo. Para os outros dois cursos, com seis meses de duração, basta o fundamental incompleto.
Os professores, a metodologia, o material didático (gratuito) e o diploma serão do SENAI.

Os inscritos terão que se submeter no próximo dia 21/5, um sábado, a uma prova de seleção nas dependências do SENAI-Niterói, no Barreto, com questões básicas de matemática e de interpretação de texto.

Os alunos classificados na seleção serão incluídos no Programa “Jovem Aprendiz” com direito a carteira-assinada em empresa do setor da Construção Civil e também a meio-salário mínimo a título de ajuda de custo, como determina a Lei da Aprendizagem.
O programa Jovem Aprendiz - regulamentado pelo Decreto n° 5.598, de 1° de dezembro de 2005, e com as diretrizes curriculares estabelecidas na Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego n° 615, de 13 de dezembro de 2007 - no Município de Niterói, é fruto da parceria entre a Secretaria de Trabalho da Prefeitura, o SENAI, a Subdelegacia de Niterói do Ministério do Trabalho, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI) - e a colaboração do Instituto Vital Brazil.

Esses mesmos parceiros, com a colaboração do Centro de Integrado de Atendimento ao Adolescente (CRIAA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), também são responsáveis pelos cursos – também gratuitos – de Eletricista (60 vagas), Encanador Hidráulico (40 vagas) e Ladrilheiro (20 vagas) que o SENAI começa a ministrar, até o final do mês de maio, na sede do CRIAA-UFF, na rua General Castrioto, N° 588 - no Barreto.

As inscrições também poderão ser feitas diretamente na sede do SENAI-Niterói, na rua General Castrioto, N° 460 – Barreto. Informações no Telefone 2613 3729, ramal 205 (Secretaria Municipal de Trabalho) ou no SENAI - 2624 9750 (Tânia ou Gláucia).

Cursos Gratuitos

Atenção!

As inscrições para os cursos de qualificação profissional gratuitos do SENAI-RJ estarão abertas até o dia 11/5/2011.

Para participar acesse
www.firjan.org.br/educamais.
Cursos disponíveis:


Curso: Operador de Telemarketing - 160h
Objetivo: realizar comunicação adequada com clientes de acordo com seus diferentes perfis, utilizando as abordagens ativa e receptiva do telemarketing, expressando postura ética e respeitando as necessidades do cliente, de modo a assegurar sua retenção.

Curso: Operador de Suporte Técnico em
Tecnologia da Informação - Service Desk - 160h

Objetivo: instalar, configurar e prestar manutenção básica dos recursos computacionais, provendo suporte aos usuários, de acordo com os padrões técnicos, de qualidade e de segurança.


Curso: Assistente de Logística - 160h
Objetivo: auxiliar a operacionalizar a aquisição, recepção, armazenagem e movimentação de materiais bem como, prestar serviços de expedição, reposição e controle de materiais.

Pré-requisitos

• Jovem a partir de 17 anos
• Estudante ou concluinte do ensino médio
• Comprovação de baixa renda (auto-declaração)

Estratégia pedagógica

• Estudo a distância com acompanhamento por meio de tutoria, ou seja, durante a semana terá que estudar o material fornecido pelo SENAI e, aos sábados, conforme cronograma de estudo, terá aulas presenciais no SENAI Maracanã (RJ).

SISTEMA FIRJAN - SESI-RJ E SENAI-RJ
www.firjan.org.br/educamais