terça-feira, 8 de setembro de 2009

29/08/09 - Visita a Igreja São Lourenço dos Índios

Na visita coordenada pelo professor Leonardo Avellar, nossos alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a origem de nossa cidade. Para quem não pode participar, deixamos as fotos e um pouco de história.

Niterói Ontem e Hoje - Igreja São Lourenço dos Índios

A Igreja de São Lourenço dos Índios é o mais significativo marco da fundação da aldeia de São Lourenço, primeira ocupação da colonização portuguesa no território que, mais tarde, se constituiria na cidade de Niterói.

Considerada um símbolo para a construção da identidade dos niteroienses, a origem da Igreja de São Lourenço dos Índios está relacionada ao assentamento indígena que ali se deu, no fim do século XVI. Essas terras foram povoadas a partir da doação de uma sesmaria ao chefe temiminó Araribóia, em 16 de março de 1568, pela ajuda prestada aos portugueses na expulsão dos franceses.

Os registros históricos mostram que, desde o início da ocupação desta área, a presença religiosa se fazia marcante. A carta do Padre Gonçalo de Oliveira, datada de 1570, já anunciava uma primeira capela, em taipa, que se localizava no alto de um morro da Aldeia de São Lourenço dos Índios.

Esta edificação primitiva cedeu lugar a uma outra, inaugurada em 10 de agosto de 1586, com a representação do Auto de S. Lourenço. Nesta época, a ermida era, ainda, uma capela tosca e pequena, e já antes de 1627, os jesuítas trataram de substituí-la por um templo mais apropriado, provavelmente de pedra e cal.Apesar de algumas perdas que se deram ao longo do tempo, ainda existem na Igreja de São Lourenço dos Índios, algumas relíquias de valor incalculável: a imagem de São Lourenço (obra-prima de santeiros portugueses do XVII), um lavabo de pedra portuguesa, o púlpito de madeira e uma magnífica pia batismal. Mas a maior relíquia fica por conta do retábulo de madeira, seiscentista - considerado pelo arquiteto Lúcio Costa (In "A Arquitetura Jesuítica no Brasil", revista do SPHAN, V.14, 1941), como o mais belo exemplar brasileiro da arte dos jesuítas. Com isso, a igreja de São Lourenço dos Índios pode ser considerada um marco do primeiro assentamento lusitano do lado oriental da baía da Guanabara. Sua importância histórica e arquitetônica é inegável, apesar de suas sucessivas.

Fonte:Retirado do livro "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000 reconstruções.

Mais fotos em:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=12252560885054496451&aid=1


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário