quinta-feira, 3 de setembro de 2009

BIENAL DO LIVRO

Um mundo a ser (re)descoberto


Por Ana Paula Ferreira
Educadora de Língua Portuguesa do PAC

O Rio de Janeiro está em contagem regressiva para a XIV Bienal do Livro, que mais uma vez acontecerá no Riocentro. O evento, que será realizado entre os dias 10 e 20 de setembro, este ano homenageará os norte-americanos. O evento literário mais importante do país parece que foi beber na fonte inesgotável de criatividade da não menos importante FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, pois trará mais espaços lúdicos para a interação da garotada. Aliás, o público ao qual este texto se dedica, intermediado pelo professor.

Mesmo sabendo das dificuldades para se conseguir transporte gratuito para eventos extraclasse, os professores devem fazer um esforço para levarem suas turmas a tão importante e enriquecedor evento cultural. Sim, porque a Bienal é literária, mas é, sobretudo, cultural. Quem nunca redescobriu um livro esquecido na estante depois de assistir uma palestra sobre ele. A leitura, como o ser humano, é feita de fases. Muitas vezes queremos antecipar uma fase e não estamos preparados literariamente para isso, fazendo com que a leitura seja chata e incompreendida. Existe um amadurecimento literário que precisa ser respeitado pelos “amantes” e pelos “aspirantes a amantes” da leitura.
O profissional da educação tem, no espaço da Bienal, a possibilidade de promover a descoberta, ou mesmo, a redescoberta da leitura prazerosa, informativa, lúdica de forma criativa e definitiva para seus alunos. Quem não gostaria de se achar numa floresta de livros, pois numa floresta de conhecimento ninguém há de se perder não é mesmo?


Mais uma vez o Estado do Rio de Janeiro poderá vivenciar a experiência única e maravilhosa do contato direto e ininterrupto com a literatura. Não estou falando dos estandes das livrarias, acrescente a isso os saraus poéticos, as leituras dramatizadas, as palestras, os lançamentos de títulos, enfim, uma infinidade de atividades esperando para serem saboreadas pelo leitor. Um deleite só. E uma oportunidade de formarmos crianças com consciências críticas, pacíficas, democráticas e, sobretudo, cultas. Viva a Bienal!!!

Publicado por: ordecanbrasil 03/09/2009
http://www.ordecan.com/passeio_cultural_bienal_rio_2009.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário